Documentário "It Came From Detroit" mostra a histórica cena garage rock da cidade

No pôster do doc, Mick Collins, ícone do rock de Detroit, membro do The Gories e Dirtbombs

Quando vim morar em São Paulo pela primeira vez, nos idos de 1998, a cena underground da cidade vivia uma onda de revival do garage rock. Era a época do Borracharia Bar, do Alternative, da primeira Torre do Dr. Zero, dos shows do Thee Butchers Orchestra, Red Meat, Fuzzfaces, Spots, do selo Ordinary Recordings, dos mods da Zona Leste, e várias outras coisas legais que marcaram minha chegada à Capital. Lembra quando a gente era tudo amigo?

Enfim, através dessas bandas me encantei pelo The Gories e pelo o Demolition Doll Rods, que fez shows sensacionais em São Paulo no ano 2000. E foi com alegria que descobri a existência de um documentário sobre a cena garage rock de Detroit, cidade que não só presenteou o mundo com a Motown, com Madonna e com o MC5, mas também com bandas do mais puro e enérgico rock n’ roll.

Produzido por cinco anos, “It Came From Detroit” foi dirigido por James R. Petix e Sarah Babila e mostra o antes e depois das atenções terem se voltado à cidade após a explosão do White Stripes, outro filho da terra. Foi aí que os nossos coleguinhas jornalistas ansiosos por um novo hype começaram a chamar Detroit de “The Next Seattle” e o doc analisa como essa popularidade inesperada impactou a vida dos músicos locais.

Há trechos de shows e entrevistas com bandas como Demolition Doll Rods, The Detroit Cobras, The Dirtbombs, The Gories, The Von Bondies, The White Stripes, Electric Six e Brendan Benson. Um dos narradores é ninguém menos do que Wayne Kramer, guitarrista do MC5.

O filme ainda não foi lançado oficialmente, mas o seu trailer pode ser visto abaixo. O diretor vai abrir uma campanha no Kickstarter para obter recursos para o financiamento da distribuição do filme. As notícias sobre ele você pode acompanhar pela fanpage do doc ou pelo seu site oficial.

Abaixo, algumas fotos do show do Demolition Doll Rods no finado Galpão 16, em novembro de 2000. Fotos por Aninha Antoniolli. ;-)

Um comentário sobre “Documentário "It Came From Detroit" mostra a histórica cena garage rock da cidade

  1. Oi Flávia, tudo bom?Primeiramente, parabéns pelo blog, bem massa, altas coisas de música massa e tals, isso aí! Então, eu queria saber se não tem como vc me mandar um vídeo do seu youtube tipo por email pra mim, ou upar no 2shared ou sites assim, é aquele vídeo da Boys in the Band com o Carl Barat. É que a qualidade do youtube é muito ruim, eu sou o cara que tava tocando batera. Talvez o álcool tenha atrapalhado um pouco a performance uahuahuah mas o que vale é o espírito rock n roll.BOm, se rolar, me manda em vfpl arroba hotmail.com por favorBeijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s