Segundo filme a ter os bailes de northern soul como pano de fundo nos últimos anos, Northern Soul estreia nesta sexta, 17 de outubro, nos cinemas do Reino Unido. O primeiro foi Soulboy, lançado em 2010, e sobre o qual eu escrevi na ocasião para o site da revista Trip.
O filme de 2014 é o primeiro filme da fotógrafa britânica Elaine Constantine, que já trabalhou para a The Face, Vogue e Vanity Fair. Conta a história de dois jovens de saco cheio de sua vidinha escola-fábrica que descobrem o northern soul e sonham em ir para a América em busca de discos raros que os façam os melhores DJs da cena. Essa jornada os força a confrontar rivais, violência, abuso de drogas e sua amizade é testada até o limite.
O longa conta com a participação de Steve Coogan, que interpretou o lendário empresário Tony Wilson, no filme 24 Hour Party People, outra obra essencial na lista de filmes dos fãs de música. Curiosamente esses dois filmes contam a história de submundos que ajudaram a moldar a cultura dos clubes e DJs no mundo inteiro.
A trilha sonora foi lançada em dois formatos: 2CD+DVD e em um lindo boxset com compactos de 7″. E durante a produção do filme, Elaine Constantine lançou um livro de fotografias, Northern Soul: An Ilustrated History.
Tomara que, ao contrário de Soulboy, Northern Soul seja exibido no Brasil. Fãs desse estilo de soul e do lifestyle podem ser poucos no Brasil mas são tão apaixonados quanto os dois amigos do filme.
Na trilha do trailer, nada menos do que o hino Soul Time, de Shirley Ellis.
Links: https://www.facebook.com/northernsoulthefilm // http://www.northernsoulthefilm.com