Onde comer a comida colombiana em São Paulo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Arepas nas ruas de Bogotá

Arepas nas ruas de Bogotá

Quem adora descobrir novidades gastronômicas em São Paulo já deve ter reparado que há cerca de dois anos a Capital ganhou vários restaurantes dedicados à cozinha da Colômbia. Tão rica e saborosa quanto a brasileira, a gastronomia da terra de Gabriel García Marquez tem tudo para fazer cada vez mais sucesso por aqui, assim como a peruana. Depois da Copa do Mundo o interesse pelo país aumentou, já não é mais tão raro trombar com pessoas no metrô usando camisas da seleção colombiana e nem tão difícil ver fotos no Instagram de brasileiros passando férias por lá.

A Colômbia é um belíssimo país andino, amazônico, pacífico, caribenho e com forte influência negra na costa. Peixes, frutos do mar e frutas são muito utilizados no litoral, quase todos os pratos vêm acompanhados por arroz de coco e chips de banana. Nas regiões de maior altitude, onde é necessário mais “sustança” devido ao frio, os caldos e carnes são os mais consumidos. Mas é na comida de rua que está a maior estrela da culinária colombiana, a arepa, uma massa branca de milho circular e achatada, equivalente a tapioca brasileira. A textura “borrachuda” é parecida e a massa em si não tem muito gosto, são os recheios que dão o sabor, geralmente queijo, frango, carne e chorizo.

Limonada de Coco

Limonada de coco de Cartagena

Outros pratos bem famosos são a bandeja paisa (uma espécie de virado à paulista, típico de Medellín), lechona (leitão assado, típico de Tolima), sancocho (uma espécie de cozido da região de Cali), patacones (massa frita de banana) e o meu favorito, o ajiaco santafereño, uma espécia de sopa turbinada que leva frango, milho, batata, arroz e abacate. Só de lembrar já salivei aqui! ;-)

O café da manhã colombiano é uma perdição à parte. Ele conta com arepas, buñuelos, almojábanas, queijos, frios, ovos, sucos, o saboroso caldo de costela e, claro, o café colombiano, considerado o melhor do mundo atualmente. Não sou muito de doces então não fui muito atrás, mas os mais conhecidos estão as obleas e o arequipe. Já de sucos eu sou muito fã e a Colômbia é muito rica em frutas então eu me fartei e experimentava vários por dias. Não deixe de experimentar o suco de lulo e a famosa limonada de coco. Para beber experimente também a tradicional aguapanela, um tipo de “chá de rapadura”, que ajuda a combater os efeitos da altitude, o chá de coca, e o meu refrigerante favorito por lá, o Postobon de maçã. Entre as bebidas alcoólicas, o canelazo é uma deliciosa versão da aguapanela “batizada” de aguardente colombiano e canela. As cervejas mais conhecidas são a Club Colombia (roja, rubia e negra), a Poker e a Aguila.

Sabores de mi tierra, em Pinheiros

Sabores de mi tierra, em Pinheiros

Se depois de todas essas descrições você ficou morrendo de vontade, segue aqui uma listinha dos melhores lugares para se comer comida colombiana em São Paulo, – todos comandados por legítimos colombianos. Se estiver faltando algum me avise nos comentários que eu acrescento! ;-)

1) Sabores de mi tierra O simpático e descontraído lugar que deu origem a onda colombiana em São Paulo. Comandado por Magdalena Torres, nascida em Chaparral, é especializado em arepas e patacones mas volta e meia fazem eventos especiais nos quais apresentam diversos pratos e até o desayuno colombiano. Fica num trecho escondido da Rua Lisboa, em frente ao Instituto Göethe, mas é lugar pra passar horas experimentando de tudo um pouco! Os preços são bem convidativos. Rua Lisboa, 971 – Pinheiros – Telefone: (11) 3083´-3114.

2) Guanahaní O bar e restaurante criado pela colombiana Pupi Lopes tem um perfil um pouco mais sofisticado e privilegia a culinária da costa colombiana. Experimente o ceviche cartagenero. Lá é possível encontrar o suco de lulo! Os drinks de lá também são excelentes. Rua Joaquim Antunes, 391 – Pinheiros – Telefone: (11) 3060-9169. // Update: o restaurante encerrou os seus serviços em 2016. ;-(

3) Maíz Arepas – Ainda em Pinheiros é possível experimentar várias comidas de rua latinoamericanas, como as arepas, tacos, empanadas a preços acessíveis. O restaurante é do premiado chef colombiano Dagoberto Torres, também dono do excelente Suri e sobrinho de Magdalena, do Sabores de mi tierra. Rua Mateus Grou, 472 – Pinheiros – Telefone: (11) 3034-6551.

4) Macondo Raízes Colombianas – O Macondo é um projeto do chef colombiano Jair Abril Rojas para divulgar a culinária de seu país. Suas especialidades são as arepas e patacones. Ele tem participado de feiras gastronômicas e latinas pela cidade. Pra saber onde ele vai estar na semana é só ficar de olho na fanpage. Atualmente estão no Calçadão Urbanóide, na Rua Augusta, 1291 (perto do Ibotirama).

5) Locombia – O Locombia é um trailer dedicado à comida de rua, especialmente as carnes e o delicioso churrasco de costela, além do arepamburguer. Também comandado por colombianos, circulam por várias feirinhas gastronômicas da Capital e promovem eventos com comidas típicas. Fique de olho na fanpage.

6) Rich Burger – Segredinho da Barra Funda, é um quilo tradicional durante a semana que aos sábados oferece almoços tipicamente colombianos. O simpático restaurante de Patricia Escobar oferece ajiaco, sancocho de costilla, bandeja paisa, arroz com camarões em uma tarde com música latina com preços de bairro. Ligue para saber o cardápio do sábado! Rua Barra Funda, 636 – Barra Funda – Telefone: (11) 3825-4980. // Update: infelizmente o restaurante fechou :-(

7) Boteco La Gorgona – Inaugurado em março no Baixo Augusta e mais uma prova de que a comida colombiana está conquistando de vez o paladar do paulistano! O bar criado por um grupo de amigos colombianos promete ter um ponto de encontro para quem procura uma boa bebida, petiscos tradicionais do país e uma conversa descontraída ao som de boa música. Os preços são bem honestos e a trilha de música colombiana moderna é deliciosa. Adorei o sancocho! Rua São Miguel, 22 – Baixo Augusta (travessa da Frei Caneca próxima ao shopping).

8) Café Colombiano – Lá é possível degustar o saboroso café colombiano e vários pratos locais. Na Unidade I servem refeições todos os dias e aos sábados um delicioso buffet por quilo com pratos típicos colombianos. A Unidade II é somente cafeteria com doces e salgados, café, sucos e arepas. Unidade I – Oficina Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Telefone: (11) 3224-0697; Unidade II – Armazém do Campo – Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos – Telefone: (11) 3333-0652.

9) Restaurante Los Rolos – O novíssimo restaurante, desta vez no Centro, traz o legítimo PF colombiano, sempre acompanhado por uma boa fatia de abacate. No cardápio também constam patacones e o caldo de costilla. Rua Guaianazes, 70 – Campos Elíseos (próximo ao Riconcito Peruano).

10) La Obleas – Bike food que vende a oblea, doce típico colombiano. Trata-se de dois discos de wafer rechados generosamente com dolce de leite (ou aqui no Brasil, com Nutella, leite condensado ou brigadeiro). A bike que participa de eventos por São Paulo é da mesma família do Locombia.

Leia mais: meu post sobre a viagem para Cartagena de Índias

9 comentários sobre “Onde comer a comida colombiana em São Paulo

  1. Pingback: Circuito Cultural comemora 208 anos de independência da Colômbia com festival em São Paulo | C:Blah Blah Blog

  2. Pingback: Comunidade colombiana comemora 207 anos de independência com festa em São Paulo | C:Blah Blah Blog

  3. Pingback: Noche de velitas: acenda uma vela pela #paznacolômbia | C:Blah Blah Blog

  4. fui a sabores de mi tierra con la expectativa de encontrar un buen patacón pero las porciones me parecieron muy pequeñas, con dos o tres de estos dá para comprar una buena refeição en un restaurante aceptable. el espacio es reducidisimo,incomodo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s