Ícone da nova música colombiana, Sidestepper lança novo disco, “Supernatural Love”

sidestepper2015

Depois de sete anos o Sidestepper finalmente lança um álbum de inéditas, Supernatural Love. Criado pelo mais célebre dos colombianistas, o produtor britânico Richard Blair, o grupo é pedra fundamental no resgate dos sons colombianos tradicionais e sua modernização.

sidestepper_supernaturalloveBlair trabalhava na Inglaterra no selo de Peter Gabriel, Real World, e produziu artistas como Brian Eno, o grupo Massive Attack e Nusrat Fateh Ali Khan. Chegou na Colômbia em 1992 para visitar a fabulosa cantora Totó la Momposina, com quem havia trabalhado no álbum La Candela Viva. E como qualquer pessoa em sã consciência que bota os pés naquele país, se apaixonou totalmente por sua música e acabou morando no país por um tempo. Trabalhou no disco de estreia do Aterciopelados, Con el Corazon en la Mano (1994), no icônico La Tierra del Olvido (1995), de Carlos Vives.

Com o Sidestepper, que começou em 1997 na Inglaterra como um projeto de DJ e que depois virou banda, Blair lançou cinco álbuns: Southern Star (1997), More Grip (2000), o consagrado 3AM (In Beats We Trust) (2003), Continental (2006) e The Buena Vibra Sound System (2008). Os discos chegaram a ser lançados no Brasil pela Trama e o grupo tocou em São Paulo no saudoso Free Jazz Festival de 2001, época em que eu e você estávamos mais preocupados com Strokes e Belle & Sebastian e ainda não havíamos descoberto os sons latinos. Tudo bem, faz parte. ;~~

O Sidestepper não tem formação fixa e vários músicos colombianos já participaram dele, como o produtor e compositor Iván Benavides, Kike Egurrola (baterista fodão agora com o Bomba Estéreo), Gloria “Goyo” Martínez (vocalista do ChocQuibTown) e Humberto Pernett. Para o novo disco, Blair convidou Andrea Echeverri (Aterciopelados), Elkin Robinson, Kepe Hyman, Pernett, Urián Sarmiento e Gilbert Martínez para cantar e tocar em suas canções.

Supernatural Love pode ser ouvido no Bandcamp e comprado via crowdfunding no Uonset. Abaixo no YouTube, o clipe de seu primeiro single, “Come see us play”.

Streaming do disco:

Veja abaixo entrevista com Richard Blair no documentário Que pasa Colombia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s