O Pote Amarelo

O pote amarelo

Não conheci minhas avós materna e paterna então a figura de vó que tive foi a Dona Ruth, avó do meu marido, Hector Lima, com quem convivi com muito amor de 1996 até ela falecer, em 2014.

Como mudamos pra São Paulo e ela permaneceu em Santos, esse pote velho – e mais 2 ou 3 que ainda permanecem em nosso armário da cozinha como lembrança -, sempre subia a serra recheados de coisas gostosas: bolo de chocolate, brigadeirão, cuzcuz paulista…

A Dona Ruth adorava cozinhar para o neto e para mim e não sossegava enquanto eu não falava “hmm, que delíciaaa”, aí sim ela ia sentar na sala e descansar. Embora ela também fosse muito boa de doces, eu sou mais dos salgados e adorava o cozido dela, o bife a milanesa, a salada de bacalhau com grão de bico, o macarrão com molho de tomate caseiro.

Festa de 80 anos da Dona Ruth, em 2009

Quando vejo esse pote amarelo velho lembro desses momentos e sinto saudade da vó Ruth e das delícias que ela fazia. Quando entro na cozinha pra fazer algo também lembro dela, da tia avó do Hector, da minha mãe e da minha tia e dos pratos e doces gostosos que todas já fizeram. E fico feliz quando acerto e quando meu marido gosta da comida. Quando erro também fico feliz por ter história pra contar e pra rir depois. E, principalmente, fico grata por ter comida na mesa em momentos tão difíceis como esse da pandemia.

Comida é alimento e cultura mas é também história, memória, afeto e sentimento. Não deixem jamais que façam da comida sua inimiga.

Um comentário sobre “O Pote Amarelo

  1. Que texto lindo (adorei ela!) e é muito verdade isso sobre comida, especialmente agora. Eu moro sozinho e os momentos que mais sinto falta de companhia nesse isolamento é na hora de cozinhar. Cozinhar junto e cozinhar pra quem você gosta é uma coisa muito gostosa, a melhor sensação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s