Flávia está com um lenço vermelho de bolinhas brancas, ela tem os cabelos vermelhos médios e ondulados, segura uma colher de madeira escondendo o olho esquerdo, está com expressão sorridente, batom vermelho, piercing no nariz e usa roupa verde e avental branco

Sobre cozinha, químicas e depressão

Pode ser um clichê mas a cozinha tem me ajudado a sair da depressão. Troquei o pijama velho com o qual eu ficava o dia todo por um avental. Quando não tenho algum trabalho pago para fazer fico horas no YouTube procurando receitas e depois colocando em prática. Adoro as donas de casa e os tiozinhos que gravam os vídeos com cachorro latindo, crianças gritando, mandando mil beijos e bençãos para os seguidores. E os chefs que traduzem a cozinha moderna para o nosso dia a dia. Não tenho paciência para os muito esnobes e cheios de si, gosto dos mais descabelados e pé no chão.

Frá Cozinheira

Passei a voltar a cozinhar mais em casa pois a grana ainda está curta e o delivery, – apesar de ser uma mão na roda quando a gente não tem forças nem para fritar um ovo -, acaba nos levando à falência. Descobri um prazer enorme em ver a química dos alimentos acontecer na minha frente. A pectina resultar em geléia, a nata virar manteiga, o fermento fazer a massa crescer.

Sempre soube cozinhar o básico gostosinho, mas nesse último ano aprendi truques que elevam o patamar, como as camadas de sabores, combinar texturas, reaproveitar sobras e cascas, testar diferentes temperos e aromas. Me arrisquei na culinária de outros países, busquei mais sabor na comida vegetariana. Só estou apanhando ainda com as massas e os pães. Mas não desisto, volta e meia faço novas tentativas. E é isso, é tentativa e erro. Tentativa e erro. Assim como a vida.

Dificilmente vou fazer disso uma profissão. Mas não vejo a hora de poder receber os amigos em casa em volta de uma mesa. Voltei a ter esperança no futuro.

* Na foto, doce de casca de maracujá que peguei de várias receitas no YouTube e dei um toque de pimenta rosa.

Doce de casca de maracujá
Manteiga caseira
Bolo de Natal

No meu Instagram @flaviadurante posto as comidinhas que tenho feito com a hashtag #comidinhasdafrá

Canais que acompanho:

Mohindi
Underchef
Isamara Amâncio
Eduardo Jacintho
Larica Vegana
Receitas de Pai
Culinária em Casa

PS: Esse novo hobby de forma alguma é um substituto para um tratamento, apenas um auxílio que encontrei. Se estiver com depressão ou ansiedade procure um psicólogo ou psiquiatra. Também faço acompanhamento com esses profissionais! Não é vergonha alguma!!!